28 de agosto de 2013

Arte em bueiros

Tokyo, 1950. Todo o povo japonês com estima e identidade ainda abaladas depois da Segunda Guerra Mundial. Foi quando o embelezamento das tampas dos bueiros começou, pois os japoneses olhavam muito para o chão. Lá pelas décadas de 70 e 80, com o alto crescimento da economia japonesa, a prática espalhou-se pelo país e cada região criou as suas próprias estampas moldadas em ferro fundido.

O fotógrafo brasileiro KS Nei (Nei Schimada), morou 22 anos no Japão e, durante seus passeios de bicicleta pelo país, clicou todas as tampas de bueiro. Assim surgiu a série de fotos que compõem o projeto Instalação subterrânea num varal, onde são exibidas penduradas em um varal com pregadores.

São 13 imagens que mostram a proposta de democratização do espaço público que começou a ocorrer no Japão após a Guerra. Já passaram por exposições em São Paulo e Rio de Janeiro. Além do varal, também fazem parte do projeto duas camiseta-poemas, uma da escritora Patricia Cardozo, que versa sobre as flores desenhadas em uma das tampas, e outra com um poema do próprio Ks Nei, sobre a arte mútua da iniciativa.




Texto e imagens por: Revista Trip

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ocioso