22 de julho de 2013

Adamantium, o metal do Wolverine pode se tornar realidade


O metal responsável por tornar as garras de Wolverine praticamente indestrutíveis pode se tornar realidade, se depender do interesse de pesquisadores da Universidade do Estado da Carolina do Norte (NC State). A ideia deles é desenvolver uma liga tão resistente quanto o fictício adamantium, material do qual são compostas as garras.

As pesquisas são conduzidas pelo professor Suveen Mathaudhu, gerente do programa da divisão de ciência dos materiais do Escritório de Pesquisas do Exército dos EUA, professor adjunto da NC State e “fã incondicional de quadrinhos”, segundo sua própria definição.

"Nos quadrinhos, tanto escudo do Capitão América quanto o adamantium resultaram de esforços para desenvolver novos metais para a defesa nacional. No mundo real, as novas ligas de ferro são criados para uma ampla gama de aplicações", afirma o professor.

"Um grande avanço veio em 2008, quando pesquisadores da NC State desenvolveram uma liga de ferro que era extremamente forte e teve alta estabilidade térmica", diz Mathaudhu. A resistência é aqui definida como a capacidade de um material para resistir às forças, sem deformar ou quebrar. A estabilidade térmica é a capacidade de um material para manter a sua força a temperaturas elevadas (até 1300 graus Celsius, como nesse caso).

E o desenvolvimento de novas ligas está a todo vapor. Os pesquisadores agora estão usando modelos computacionais para projetar ligas que têm características personalizadas de design: a mistura precisa de força, resistência e flexibilidade necessários para fazer um trabalho específico.

Uma liga indestrutível ainda não passa de um sonho desses pesquisadores. Mas eles já podem estar bem perto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ocioso